LPQV - Como melhorar a experiência do cliente na etapa de entrega?

Com o crescimento diário do e-commerce, aparecem também novas necessidades  de mudanças e adaptações na busca de oferecer uma boa experiência aos clientes e, assim, acompanhar o mercado. 

A melhor forma de fazer isso neste cenário é olhar o seu modelo de negócio de ponta a ponta e identificar quais etapas têm tido mais sucesso, e quais precisam de maior atenção. Geralmente as fases que precisam de planejamento específico e ajustes são as fases em que os clientes dão feedback negativo ou até mesmo quando perdemos possíveis clientes. 

Assim, ouvir o que os clientes têm a dizer e colher feedbacks é sempre positivo para identificar o que a sua empresa já faz de positivo e o que pode melhorar, visando mais sucesso na experiência de compra e, consequentemente, mais vendas.

 

Experiência do consumidor, o que é?

A experiência do cliente, ou CX, se refere a um conjunto de impressões que o lead e cliente tem ao interagir com os seus canais, ao participar de um processo de compra na sua empresa ou até mesmo na etapa de contato com os seus colaboradores.

Essa experiência pode ser positiva ou negativa, e isso impacta diretamente na visão que as pessoas têm da sua marca e também nas suas vendas. Por isso, hoje existem técnicas aprimoradas e em constante desenvolvimento para melhorar a experiência do consumidor.

Um ponto central que precisa da nossa atenção e que define se o cliente voltará a comprar conosco ou não é a etapa de entrega dos produtos. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você compreender como pode oferecer uma boa experiência de entrega e assim fidelizar clientes. Confira!

 

Como fazer uma boa entrega?

O essencial na etapa de entrega das encomendas e que faz toda a diferença para a experiência do cliente é cumprir com os prazos prometidos e entregar o produto  com antecedência, de preferência.

Nós sabemos que imprevistos podem acontecer nas entregas e acabar mudando o prazo, por isso, sempre conte com o inevitável e passe prazos maiores para as compras;Dessa forma, mesmo que atrase o cliente pensará que está dentro do prazo e se chegar antes, ponto para você!

 

Informe o cliente

Manter o cliente informado com mensagens e notificações durante a entrega é essencial para atualizá-lo e garantir um elo de confiança e satisfação entre vocês. 

Se você não envia mensagens para os clientes e não sabe como começar, existe uma sequência simples de mensagens que podem ser seguidas e são muito eficazes. 

 

  1. Envie a mensagem de boas-vindas para os clientes que se cadastraram; 
  2. Confirmação de pedido para os que acabaram de concluir uma compra; 
  3. Confirmação de pagamento quando o pagamento for realizado com sucesso; 
  4. Pedido cancelado quando a loja ou o cliente cancelar o pedido; 
  5. Localização do pedido, essa mensagem é essencial para o cliente acompanhar a compra em tempo real; 
  6. Pedido recebido quando o cliente receber o pedido no destino final; 
  7. Mensagem de agradecimento pela compra.

 

Como enviar notificações e mensagens?

Para enviar mensagens e notificações automáticas para os seus clientes, uma excelente opção é integrar a sua loja virtual com o aplicativo Rastreio. Com ele é possível enviar milhares de mensagens personalizadas sobre cada etapa da compra. 

Sendo totalmente automático, ele envia as mensagens em tempo real, permite que os clientes acompanhem as entregas e ainda dispensa a necessidade do cliente ficar entrando em contato com o seu suporte para pedir mais detalhes sobre a logística.

Esperamos que você tenha gostado das dicas e que elas possam ajudar a garantir uma ótima experiência para o cliente na sua loja virtual. Esse texto foi desenvolvido pela Empreender em conjunto com a LPQV. Para mais dicas como essas, acompanhe o nosso blog!