Funil de recuperação: o que você precisa saber para maximizar os resultados de suas vendas!

Estratégias para recuperar vendas com carrinhos abandonados são extremamente eficazes, mas este processo é apenas parte de uma estratégia de recuperação. Você sabia que pode maximizar seus resultados adotando outras ações igualmente efetivas?

Quando clientes em potencial desistem de adquirir produtos ou serviços em seu site é possível identificar que eles estão em plena jornada de compra – e a maior parte das estratégias que busca recuperar estas vendas é focada em apenas um estágio: a etapa da consideração da compra. 

Ainda que este processo seja muito efetivo em recuperar vendas quase perdidas por clientes que adicionam itens em seus carrinhos, mas não concluem a compra, ele desconsidera aqueles leads que não chegaram até este ponto. 

É claro que os consumidores que chegaram a adicionar produtos no carrinho são leads mais “quentes”, mas, uma vez que você investe tempo e dinheiro atraindo visitantes para seu site, deve se atentar aos leads “frios” e “mornos” também – e você pode fazer isso com um funil de recuperação efetivo! Mas antes é preciso considerar e conhecer bem outro funil: o funil de vendas

 

O que é um funil de vendas?

De maneira resumida, um funil de vendas é representado pelo caminho que o consumidor em potencial percorre até fechar uma compra: quanto mais no fundo do funil, mais próximo de se tornar um cliente este consumidor está. 

Pense num funil que direciona estes consumidores para uma garrafa que, como metáfora, representa a compra em seu site. No topo deste funil estão os visitantes, que chegaram em seu site e estão ainda o conhecendo, sem qualquer indicativo efetivo de que farão compras. 

Na sequência, temos neste funil os visitantes que se tornaram leads: aqueles consumidores que já entraram em contato ativo a partir das ferramentas que você disponibiliza em seu site e redes. Depois, existem os prospects: leads que se interagem com mais frequência sua marca, seus produtos e serviços. 

O quarto momento representa os leads qualificados: aqueles que já demonstraram sinais claros de que irão fechar uma compra, solicitando orçamentos ou condições específicas para efetuar um pedido. Finalmente, no extremo do funil, estão os clientes: aqueles que efetivamente compraram – e que certamente você deseja que comprem novamente! 

Ainda assim, em todo este funil, é necessário considerar estratégias para garantir que cada consumidor seja considerado, independentemente da etapa em que ele se encontra. E aí entram as ferramentas do funil de recuperação!

 

Quais são as ferramentas do funil de recuperação?

A mensagem central de um funil eficiente de aproximação para a recuperação de um consumidor em potencial é a de que, ao invés de se dedicar a apenas uma etapa da sua jornada, você pode se aplicar a cada uma das etapas descritas acima para recuperar e converter o máximo de clientes que puder!

Ainda melhor: as táticas a seguir também ajudam você a reduzir o abandono de carrinho em geral e maximizar suas vendas, assim como ampliar sua relação com seus consumidores! Conheça algumas dicas:

Garimpe informações do cliente: você pode oferecer descontos ou cupons especiais em troca de informações do seu cliente, como e-mail e telefone, para retomar o contato posteriormente!

Interrompa uma saída em potencial: atraia a atenção de um cliente antes que ele abandone seu site, direcionando-o a voltar para sua loja. Você pode atrair ele com ofertas especiais, como descontos ou cupons quando ele direciona o mouse para fechar a página!

Ofereça uma alternativa ao abandono: ofertas com tempo-limite ou contagem regressiva, assim como um cupom de desconto especial ou outras alternativas (frete grátis ou novas formas de pagamento) podem manter o consumidor mais interessado na compra!

Engaje seu cliente em potencial por meios alternativos: e-mails, SMS, mensagens via WhatsApp e outros meios com saudação personalizada e atenção aos interesses de cada consumidor podem ser ótimas ferramentas para capturar atenção!

A ligação telefônica é uma excelente opção: ainda que o uso de SMS e e-mails sejam eficientes, a ligação telefônica segue como a fonte mais forte de conversão!

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