Como funciona o Dropshipping? Entenda a técnica de venda que tem conquistado o mercado

Se você ainda está sofrendo por querer abrir uma loja virtual, mas ainda não sabe por onde começar por falta de estoque, pode continuar aqui pois você veio ao lugar certo.

O Dropshipping é uma das tendências de mercado que mais cresce no Brasil por conta das facilidades que esse tipo de serviço oferece, sem precisar quebrar tanto a cabeça por conta de problemas relacionados à logística ou planejamento.

Mas o que é Dropshipping?

O Dropshipping é uma técnica de gestão de vendas online que não necessita de um estoque físico para realizar a venda - enfim, o poder da tecnologia!

Na prática, o vendedor disponibiliza uma série de produtos dentro do E-commerce, como um catálogo da loja. O que o cliente não sabe é que não existe um estoque físico para os produtos.

 

Como assim? O cliente vai ficar sem o pedido?

Sei que você pode estar assustado com a ideia, mas agora vem a parte boa. Após o cliente finalizar o pedido e constar o pagamento para a loja virtual, é gerada uma ordem de compra do produto, que será encaminhada ao fornecedor. A partir daí, a responsabilidade logística do produto deixa de ser da loja virtual, mas sim do fornecedor.

 

Qual a vantagem do Dropshipping?

A principal vantagem do Dropshipping está no custo. Não apenas pelo estoque, mas por eliminar de uma só vez custos essenciais das lojas virtuais por

  • Não precisar pagar aluguel
  • Não precisar de grande volume de funcionários
  • Não depender de produtos em estoque para vender
  • Evitar pontas de estoque

Além de toda a praticidade para fazer a gestão do negócio mesmo com um grande mix de produtos.

Por ser 100% virtual, as Landing Page podem ser grandes auxiliares na captura de leads, aumentando consideravelmente a conversão dentro das lojas virtuais.

 

O que fazer para começar um Dropshipping?

Para você, microempresário, que quer começar o negócio digital do zero, não precisa se preocupar pois começar a sua própria loja virtual também é fácil. São 4 etapas essenciais:

 

  1. Planejamento e estratégia

Qual será o seu público? Como você pretende alcançá-lo? Qual o diferencial da sua empresa? Qual a expectativa básica que você deseja atingir com a empresa? Desenvolvendo o planejamento e a estratégia da sua empresa, será muito mais fácil direcionar a estratégia. 

  1. Escolha de fornecedores

Antes de se aventurar, defina qual produto você quer vender em sua loja. Roupas? Calçados? Acessórios? Uma vez definido os produtos, contate os fornecedores. Saiba o tempo de entrega, a reputação, possíveis burocracias e, é claro, esteja ciente dos custos envolvidos. Anote tudo o que for necessário.

  1. Monte o seu site

Caso ainda não tenha criado o site da sua loja virtual, chegou o momento. Selecione todas as informações necessárias, como o nome, identidade visual da página, informações para contato etc. Crie o seu site e apresente os produtos para o público.

  1. Divulgue

Agora que o site já está pronto e os produtos foram definidos, divulgue a loja. Planeje a sua estratégia de Marketing para aumentar a conversão, pense na sua marca e como reconhecê-la no mercado e busque formas de manter uma interação com o público.

 

Vai começar a jornada como dropshipper? Lembre-se que, ainda que a responsabilidade sobre a logística seja de outra empresa, você deve assumir um compromisso com os seus clientes. O seu comprometimento também é peça chave para o sucesso da empresa. Desejamos sucesso nessa caminhada para você, empreendedor!